quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Rainha Sonja



Apesar de ter conseguido muitos fãs ao longo dos anos, a guerreira hyrkaniana, Sonja, sempre apresentou-se como um titulo de sucesso moderado. No entanto, com a série mensal iniciada pelaDynamite Entertainment há alguns anos a guerreira voltou ter forte expressão na indústria de quadrinhos e se tornou um dos títulos mais importantes da editora. O desempenho de Sonja, aliás, está sendo tão bom que ela se tornou rainha.

Criada por Roy Thomas, Sonja é uma mulher que ao ver sua família morta por mercenários e ter sido por eles violentada consegue sobreviver e é abençoada por uma deusa para se tornar a maior de todas as guerreiras, dádiva que iria durar enquanto ela não deixasse que qualquer homem tocasse seu corpo, com exceção daquele que a vencesse em uma batalha. Forçada a deixar a Hirkânia por ter resistido aos assédios do rei e o matado em seguida, Sonja passou a errar pelo continente oferecendo suas habilidades para o exército que melhor pagasse por seus serviços.

No Brasil a personagem passou por várias revistas – Heróis da TV; Superaventuras Marvel;Almanaque do Conan; A Espada Selvagem de Conan; Conan, o Bárbaro e outras – e atuava quase uma coadjuvante das histórias do bárbaro. Sendo assim, se a cronologia do próprio Conan já é confusa no Brasil, o que dizer então da “mulher demônio”? Talvez seja por isso que ela não seja tão conhecida dos leitores brasileiros quanto o é pelo estadosunidenses. Poucos os leitores daqui que conhecem sua origem e trajetória em detalhes. Portanto, não é de se espantar que ela tenha se tornado rainha e ninguém tenha ficado sabendo.

Em setembro a Dynamite lançou a nova séria da ruiva, Queen Sonja (Rainha Sonja), com o argumento de Joshua Ortega e desenhos de Mel Rubi. Na nova série Sonja está de volta a sua terra natal, Hyrkânia, e torna-se rainha do lugar. Segundo Ortega, o motivo para esta mudança tão radical foi introduzir novos elementos em uma personagem clássica. “A Dynamite fez um ótimo trabalho com a série mensal e trouxe a personagem de volta à proeminência que ela merece. Agora, com o título chegando a 50º edição, é hora de agitar o cenário, introduzir novos elementos que irão manter os leitores interessados e levá-los a novos lugares da Hyrkânia que eles nunca viram anteriormente“, disse.

Ele disse também que a rainha terá vários desafios pela frente, mas seu maior adversário no início será o Império de Emora e aliados. “E claro, no melhor estilo Sonja, ela irá combater o mal cometido pelos homens e defender aqueles que não puderem lutar sozinhos“, completou o escritor.

Atualmente Queen Sonja está na 5° edição e recebendo boas críticas.

Confesso que conheço muito pouco as histórias da guerreira ruiva, beirando quase um “analfabetismo” no que tange a ela. No entanto, fiquei muito interessado em conhecer sua nova fase pela Dynamite e acho que irei começar pelo único material da editora publicado no Brasil: o encontro de Sonja com meu personagem preferido, o Homem-Aranha, em Homem-Aranha e Sonja, a Guerreira (ed. Panini, 2008, mini-série em 2 edições).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog